Back

Vodafone testa conectividade baseada em drones em Espanha – Poderá Portugal ser o próximo?

A Vodafone está a experimentar uma tecnologia inovadora em Espanha que poderá melhorar significativamente a conectividade de emergência em Portugal. Usando drones equipados com a tecnologia óptica sem fios da Taara, a operadora testou com sucesso um sistema que pode restaurar conexões de rede ao contornar infraestrutura danificada.

Um recente teste em Sevilha demonstrou como dois drones, um conectado a uma antena móvel e o outro a um centro de dados da Vodafone a 3 km de distância, poderiam estabelecer um link de alta velocidade utilizando feixes de luz visível. Embora a Vodafone não tenha divulgado métricas de desempenho detalhadas, testes anteriores da tecnologia da Taara alcançaram velocidades de até 20 Gbps a distâncias de até 20 km.

Esta inovação, desenvolvida pela X (anteriormente Google X), poderia ser particularmente benéfica para Portugal. Em cenários como incêndios florestais, onde as redes tradicionais estão comprometidas, ou em regiões costeiras remotas e ilhas onde os cabos submarinos são caros de instalar, a conectividade baseada em drones poderia fornecer uma solução rápida e eficaz.

Mais detalhes sobre a parceria da Vodafone com a Taara serão revelados no Mobile World Congress em Barcelona, e a sua potencial expansão para Portugal continua a ser uma possibilidade empolgante.