O Grupo Alibaba e a BMW AG anunciaram uma parceria para desenvolver tecnologia automotiva impulsionada por IA para o mercado chinês. A colaboração visa aumentar a competitividade da BMW à medida que a montadora alemã enfrenta forte concorrência de marcas locais.
A BMW coordenará a inovação do cockpit de IA da Banma, uma empresa apoiada pela Alibaba, nos seus modelos em desenvolvimento para a China. O sistema, criado em colaboração com o grupo de demonstração Qwen da Alibaba, apresentará um assistente pessoal brilhantemente individualizado, incluindo reconhecimento de voz avançado e planejamento de viagens. A IA fornecerá atualizações de tráfego em tempo real, assistência para estacionamento e recomendações de restaurantes, com um lançamento previsto para o próximo ano.
A associação faz parte da estratégia mais ampla de IA da Alibaba, que inclui um investimento de 52 mil milhões de dólares em infraestrutura de IA nos próximos três anos. O modelo Qwen da Alibaba já está a controlar veículos de montadoras chinesas como Xpeng, Zeekr e Leapmotor.
As montadoras europeias, incluindo a BMW, Volkswagen e Mercedes-Benz, estão cada vez mais a depender de colaborações em IA para manter o ritmo com concorrentes chineses como a BYD. Com a Europa a falhar nas suas próprias capacidades de nuvem e hardware para processar modelos de IA, essas colaborações com empresas tecnológicas chinesas e americanas estão a tornar-se significativas para o futuro da indústria.