O Grupo Alibaba e a BMW AG anunciaram uma parceria para desenvolver tecnologia automotiva impulsionada por IA para o mercado chinês. A colaboração visa aumentar a competitividade da BMW à medida que a montadora alemã enfrenta forte concorrência de marcas locais.
A BMW coordenará a inovação de cockpit de IA da Banma, uma empresa apoiada pela Alibaba, em seus modelos futuros destinados à China. O sistema, criado em colaboração com o grupo de demonstração Qwen da Alibaba, fornecerá um parceiro pessoal brilhante, incluindo reconhecimento de voz avançado e planejamento de viagens. A IA fornecerá atualizações de trânsito em tempo real, ajuda para estacionamento e sugestões de restaurantes, com um lançamento previsto para o próximo ano.
A associação faz parte da estratégia mais ampla de IA da Alibaba, que inclui um investimento de $52 bilhões em infraestrutura de IA nos próximos três anos. O modelo Qwen da Alibaba já está controlando veículos de montadoras chinesas como Xpeng, Zeekr e Leapmotor.
Os fabricantes de automóveis europeus, incluindo BMW, Volkswagen e Mercedes-Benz, estão cada vez mais dependendo de associações de IA para acompanhar os concorrentes chineses, como a BYD. Com a Europa carecendo de suas próprias capacidades de nuvem e hardware para processar modelos de IA, essas colaborações com empresas de tecnologia chinesas e norte-americanas estão se tornando significativas para o futuro da indústria.