A 9ª Conferência Porto Tech Hub atraiu mais de 1.400 participantes e 30 oradores especialistas, preenchendo a Alfândega do Porto com profissionais e entusiastas da tecnologia. A conferência deste ano abordou tópicos inovadores, como Inteligência Artificial (IA), computação quântica, cibersegurança, computação em nuvem e desenvolvimento de software.
Os destaques incluíram a apresentação de Stephen Chin sobre IA generativa e o papel dos grafos de conhecimento na melhoria da precisão dos modelos de IA, a discussão de Nicolas Fränkel sobre como garantir ambientes corporativos complexos, e a palestra de Kim van Wilgen sobre liderança de equipas auto-organizadas. Mete Atamel, da Google, abordou questões comuns com modelos de linguagem de grande escala (LLMs) e métodos para aumentar a sua precisão, enquanto Sander Hoogendoorn partilhou estratégias para superar a estagnação pós-Agile. Gavin King ofereceu uma introdução à computação quântica e ao seu potencial transformador em diversas indústrias.
O evento também contou com oficinas práticas de 'imersão profunda', proporcionando aos participantes a oportunidade de trabalhar de perto com especialistas em computação quântica, arquitetura de sistemas e IA generativa. Empresas parceiras, como Emergn, Bosch e Mercedes Benz.io, apresentaram as suas inovações em transformação digital.
Após o sucesso da conferência deste ano, o Porto Tech Hub já está a planear o seu evento de 10.º aniversário em 2025.