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Estudo Minsait: 90% das Empresas do Sector Financeiro Utilizam IA para Gestão de Risco de Segurança

Um novo relatório da Minsait, parte do Grupo Indra, revela que a inteligência artificial (IA) está a tornar-se uma ferramenta chave para instituições financeiras, com 90% das empresas do sector a beneficiarem da tecnologia para melhorar a gestão de risco e a cibersegurança, muitas vezes através de soluções de software de terceiros.

O relatório Ascendant destaca que 59% dessas organizações já estão a implementar IA em áreas específicas como cibersegurança, processamento de transações, gestão de risco, conformidade e serviços de consultoria. Além disso, 53% estão a utilizar IA para melhorar a experiência do cliente e do utilizador interno.

Com base em dados fornecidos por mais de 900 organizações, incluindo as de Portugal, o estudo mostra que quase metade dos participantes tem a capacidade de captar dados em tempo real, com 27% a coletarem tanto dados não estruturados (como imagens, vídeos e texto livre) como dados estruturados. No entanto, em 55% dos casos, a coleta de dados ainda ocorre com atrasos ou sem supervisão do utilizador, seguindo o modelo em lote. Apesar disso, a IA está a ser utilizada pela maioria das empresas para analisar informações, detectar padrões e tirar conclusões, embora a intervenção humana continue a ser crucial na aplicação de modelos de IA.

Os principais impulsionadores da adoção de IA no sector financeiro incluem a necessidade de eficiência e otimização de processos (72%), o aprimoramento da tomada de decisões baseada em dados (34%) e a melhoria da experiência do cliente (31%).

No entanto, barreiras como a falta de recursos internos e de experiência, capacidade informática insuficiente, modelos de governança de dados fracos, problemas de qualidade de dados, e resistência à mudança estão a atrasar a implementação da IA.

Miguel Simões, Director de Serviços Financeiros da Minsait em Portugal, enfatiza que a IA é um recurso vital para modernizar modelos de negócio, proporcionando eficiência e personalização rápidas. Ele também salienta que esta transformação vai além do sector financeiro, impactando todas as áreas de atividade e acelerando a mudança social.