Back

Mudanças no Centro de Dados da Meo em Covilhã: O que Sabemos

A Mezan notificou oficialmente a Autoridade da Concorrência de Portugal sobre a sua aquisição da PT Data Center, a empresa que opera o centro de dados hiperescalável da Meo em Covilhã. O negócio envolve a transferência de controle total da Meo através da compra de todo o capital social.

A PT Data Center fornece serviços de hospedagem e infraestrutura capazes de suportar o treinamento de modelos de IA. A Mezan é controlada pela Asterion, uma firma de investimento ativa nas telecomunicações, energia, utilidades e mobilidade no sul e oeste da Europa.

O regulador está a aceitar comentários sobre a transação nos próximos 10 dias úteis.

Este movimento segue o anúncio de novembro da Asterion de um contrato de 120 milhões de euros com a Altice Portugal para entrar no mercado de centros de dados portugueses através do campus de Covilhã. A Altice continuará a ser o principal cliente da instalação sob um contrato de longo prazo, garantindo a continuidade operacional.

A Asterion destaca os custos de energia competitivos de Portugal, a forte conectividade, a infraestrutura avançada de fibra e o sistema energético alimentado por energias renováveis como vantagens principais. Sujeito à aprovação regulatória, espera-se que a transação seja concluída no primeiro trimestre de 2026.