O BNP Paribas acaba de criar a Fundação BNP Paribas Portugal, a sua 14ª fundação em todo o mundo, a celebrar o 40º aniversário do banco em Portugal. Esta fundação irá juntar todo o trabalho de caridade da empresa no país em torno de um único objetivo: ajudar a sociedade a crescer de forma a incluir todos e a proteger o meio ambiente.
Este ano, a fundação está a investir €1,5 milhões em projetos de investigação que abordam as alterações climáticas e como estas afetam a vida marinha. Escolheram estes dois projetos de 163 sugestões de todo o mundo:
- Ocean Path – Golfo da Guiné: Este projeto vai criar um caminho seguro para tubarões azuis, tubarões-mako e baleias, utilizando tecnologia 3D para seguir os seus trajetos.
- Show-IT – Tubarão Púrpura Manchado: Este projecto analisa como o aquecimento do oceano afeta o crescimento dos jovens tubarões púrpura manchados, ajudando na proteção de áreas marinhas.
A fundação irá concentrar-se principalmente nestas três áreas:
- Ajudar Pessoas: Inserir jovens, mulheres e migrantes no mercado de trabalho e assegurar que estão incluídos na sociedade.
- Salvar a Natureza: Trabalhar para manter o Oceano Atlântico e as suas criaturas a salvo.
- Artes e Cultura: Apoiar artistas que não têm a devida atenção e garantir que todos possam usufruir de eventos culturais.
Luciana Peres, que lidera a Fundação BNP Paribas Portugal, afirmou que desejam colaborar com trabalhadores, clientes, escolas e parceiros a longo prazo para fazer uma verdadeira diferença na sociedade, no meio ambiente e nas artes. O lema da fundação, Capacitar quem atua! demonstra que estão todos empenhados em trabalhar em conjunto, partilhando o que sabem e fazendo grandes mudanças.
Anne Pointet, que é responsável pelo envolvimento da empresa no Grupo BNP Paribas, disse que esta fundação está alinhada com o que todo o grupo tem vindo a fazer em termos de caridade ao longo dos anos. Isabelle Giordano destacou que Portugal é super importante na rede de fundações do BNP Paribas.
A fundação irá utilizar o que a principal Fundação BNP Paribas e os programas de caridade locais aprenderam para dar início a projetos entre 2026 e 2028. Estes projetos irão misturar a ajuda às pessoas, a proteção da vida marinha e a revitalização da cultura.