Back

BNP Paribas vê Portugal como um centro estratégico para os seus centros de excelência

BNP Paribas considera que Portugal é super importante para a expansão dos seus centros de excelência na Europa, com a tecnologia a ser um grande destaque nos planos do grupo. Diogo Malato Moura, que lidera o Corporate and Investment Banking no BNP Paribas Portugal, diz que Portugal é agora fundamental para o crescimento do banco, utilização de novas tecnologias e uniformização de processos por toda a Europa.

O banco francês tem cerca de 9.000 trabalhadores em Portugal e gerencia 11 centros operacionais e tecnológicos de excelência. Estes abrangem áreas como TI, gestão de riscos, conformidade, operações financeiras e funções de back-office. Estes centros ajudam não só Portugal, mas também equipas em toda a Europa, permitindo que utilizem novas tecnologias mais rapidamente e gerenciem processos de forma mais fluida.

Portugal é atrativo porque possui pessoas inteligentes, boas escolas, competências linguísticas, estabilidade na zona euro e consegue lidar com uma grande carga de trabalho. BNP Paribas continua a contratar e acredita que ainda há uma necessidade de pessoas qualificadas.

Com a tecnologia a ser fundamental para o seu plano GTS—Crescimento, Tecnologia, Sustentabilidade—o banco pretende reforçar os seus centros atuais em vez de abrir novos. O objetivo é transferir mais responsabilidades e trabalho importante de Portugal para o resto da Europa.