A cidade de Alverca é onde se encontra o fabricante de drones Beyond Vision. Esta empresa está a aumentar a sua fábrica em Alverca. Pretende produzir tantos produtos como produz agora e quer fazer tudo isto até 2026. A Beyond Vision acredita que pode fabricar entre 500 e 800 drones todos os meses. A empresa espera vender estes drones e arrecadar entre 30 e 40 milhões de euros. A maior parte das vendas será na Europa, onde os drones da Beyond Vision serão utilizados pelas pessoas. A Beyond Vision está realmente a esforçar-se para vender muitos dos seus drones.
A instalação está realmente movimentada. Ocupa muito espaço. 2.000 metros quadrados em dois andares. Quando se entra, sente-se o cheiro da tinta e ouve-se o som das furadeiras o tempo todo. Isto porque as fuselagens estão a ser trabalhadas em etapas.
No piso térreo, existem bancos de trabalho, com marcas onde a equipa monta os drones. Fazem-no de forma organizada para que tudo funcione bem. Os drones são aquilo em que se está a trabalhar aqui e a instalação é onde os drones são fabricados.
Este mês vamos fabricar muitos drones. Na verdade, 70 drones sairão da linha de montagem. Tiago Marques, que é o chefe do design, diz isso. Normalmente fazemos entre 15 a 25 drones todos os meses. Desta vez estamos a fabricar muitos mais porque temos uma grande encomenda para atender. Precisamos de fazer todos estes drones para a encomenda, por isso estamos a trabalhar muito para ter 70 drones prontos este mês.
Há muitos drones reunidos. Alguns deles são modelos VTOL cinza. Estes drones podem descolar e aterrar na vertical. Uma vez no ar, podem voar de lado como um avião. Cada drone pode voar durante três horas. Os drones também podem transportar muitas câmaras. Colocamos as câmaras nos drones por último porque são muito caras e não queremos que se estraguem. As câmaras são uma parte importante dos drones.
Beyond Vision emprega atualmente 100 pessoas na instalação de Alverca, com planos de expandir a equipa para 250. Os drones da empresa já estão implementados em toda a Europa, EUA, e América Latina, com ambições de crescimento impulsionadas pela crescente demanda em aplicações comerciais e industriais.