Os vencedores dos 10.º Prémios Digitais de Axians Portugal® foram revelados no Casino Estoril, selecionados entre mais de 300 candidaturas nas categorias de Transformação Digital, Indústria Digital e Grande Prémio Digital. Organizada pela Axians e GoingNext, com o Expresso como parceiro de media, esta edição destacou tanto a inovação nacional como a crescente maturidade do ecossistema digital de Portugal.
Uma distinção especial foi atribuída a Paulo Fernandes, ex-Presidente da Câmara de Fundão, nomeado Melhor Líder Digital, e ao projeto Smart Retail da MC Sonae, premiado comGrande Projeto de Transformação Digital. A diretora-geral da Axians Portugal, Carmo Palma, enfatizou que os prémios refletem uma década de evolução—desde as primeiras iniciativas digitais até transformações de grande escala e grande impacto.
Fernandes salientou que o percurso de Fundão prova que a inovação pode prosperar em regiões rurais, enquanto a MC Sonae destacou o esforço dos mais de 100 profissionais por trás do seu projeto Smart Retail.
Os vencedores deste ano abrangeram setores que vão desde a banca e saúde até energia, turismo, manufatura, e governo central e local. Projetos notáveis incluem o conjunto de analytics preditivos da Galp, a iniciativa de imagem por IA da CUF, a carteira digital gov.pt, a plataforma autónoma de O&M solar da EDP, o NEUROSTAND da Out of Limits para operações aeroportuárias, e o ecossistema de inovação integrado de Fundão.
A edição de 2025 reforça a posição de Portugal como um polo em crescimento para a transformação digital—apoiada por uma forte colaboração público-privada, tecnologias emergentes e uma comunidade de inovadores em rápida expansão.