A TelCables Europe, a filial europeia da Angola Cables, lançou as suas operações em Portugal, nomeando Samuel Carvalho como seu Diretor Executivo para os mercados europeu e norte-americano. Esta decisão alinha-se com o papel crescente de Lisboa como um centro para cabos submarinos e centros de dados, apoiando a procura por conectividade escalável e de baixa latência para satisfazer as necessidades da transformação digital, da economia digital e das aplicações em tempo real.
Estabelecida em 2024, a TelCables Europe opera como um fornecedor de acesso neutro, conectando a Europa, África e as Américas.
A rede da empresa inclui centros de dados em Lisboa, Londres e Marselha, com cabos submarinos que conectam ao Brasil e aos EUA, servindo mais de 1.000 centros de dados e apoiando 400 serviços de cloud em todo o mundo. A empresa prevê um turnover estimado de cerca de 15 milhões de euros, aumentando a presença digital de Portugal e reforçando o seu papel como um hub digital intercontinental.
Além dos seus papéis, Samuel Carvalho irá guiar a TelCables Europe na sua posição como uma plataforma de aceleração totalmente integrada para operadores europeus, provedores de conteúdo e empresas que necessitam de acesso direto a mercados globais chave.
Com pontos de presença estratégicos (PoPs) em Lisboa e Sines, bem como conectividade a grandes players como Equinix, DE-CIX, Interxion e Megaport, a TelCables Europe garante um excelente tráfego de dados transatlântico. A empresa é também o maior prestador de serviços de conectividade de língua portuguesa, lidando com aproximadamente 1% do tráfego global da internet.