Após o massive apagão de 28 de abril que deixou Portugal e Espanha sem energia por mais de 12 horas, a Siemens está a intervir. O gigante tecnológico alemão está “colaborando ativamente” com a REN de Portugal e a REE de Espanha para implementar o seu software Gridscale X de próxima geração, projetado para melhorar a flexibilidade da rede e prevenir falhas futuras.
No Centro de Competência da Siemens em Milão — o seu hub de P&D para redes elétricas — o tema do apagão continua a ser sensível. Durante uma visita às instalações, onde 1.700 pessoas e três colmeias de abelhas trabalham lado a lado, Marco Latorre, responsável de marketing europeu da Siemens, acena silenciosamente em direção a um laboratório de acesso restrito. É lá que a empresa está a desenvolver secretamente software de rede para a Enel, principal fornecedor de energia de Itália e proprietário da Endesa em Espanha.
A Siemens espera que a sua tecnologia de ponta ajude a Ibéria a modernizar a infraestrutura energética e evitar uma repetição do caos de abril.