A Salesforce está a reforçar a automação de fluxos de trabalho impulsionada por IA ao adquirir a Convergence, uma startup de agentes de IA com sede em Londres, fundada por ex-alunos da unicórnio de IA canadense Cohere. Lançada apenas no ano passado, a Convergence desenvolve assistentes inteligentes que automatizam tarefas como gestão de emails, agendamento de reuniões e até mesmo reserva de férias ou encomenda de mercearias.
Apoiada por uma ronda de financiamento de arranque de 12 milhões de dólares liderada pela Balderton, com a Shopify e a Salesforce Ventures também a participar, a Convergence rapidamente construiu uma equipa de topo oriunda do Google DeepMind, Meta, OpenAI e PolyAI. A Balderton relatou um retorno de 300% sobre o seu investimento.
Após a aquisição, prevista para ser concluída no início de 2026, a tecnologia e a equipa da Convergence tornar-se-ão parte essencial da plataforma Agentforce da Salesforce, com o objetivo de transformar a forma como clientes e colaboradores interagem com fluxos de trabalho digitais.
A medida sublinha a feroz concorrência nas ferramentas de trabalho com IA, com startups como a Granola e a Sana a angariar dezenas de milhões, e grandes players como a OpenAI, Anthropic e Notion a lançar funcionalidades de colaboração impulsionadas por IA este ano.