A Anchorage Digital, o banco cripto co-fundado pelo empresário português Diogo Mónica, foi selecionada pela BlackRock para custodiar criptomoedas para os seus fundos — incluindo bitcoin. Este é um marco significativo para o unicórnio nascido em Lisboa, que alcançou uma valorização de mais de 1 bilhão de dólares em 2021.
A Anchorage será responsável por armazenar uma parte do bitcoin mantido no ETF iShares Bitcoin Trust da BlackRock, juntamente com a Coinbase. Esse fundo atualmente detém mais de 575.000 bitcoins, avaliados em mais de 45 bilhões de dólares. Mas a parceria vai além do bitcoin — é global e abrange a custódia de ativos digitais, staking, liquidação e governança.
“Este é um grande passo, tanto a nível pessoal como profissional,” disse Mónica, observando que a Anchorage agora protege mais de 50 bilhões de dólares em ativos digitais. Embora o tamanho do acordo com a BlackRock permaneça em segredo, poderá acrescentar “dezenas de bilhões” a mais sob custódia. A Anchorage é também o único banco cripto com licença federal nos EUA.