Granter.ai, uma startup portuguesa, venceu o Pitch do Web Summit 2025, conquistando tanto o voto do público (80%) como o voto do júri. VarsityScape e SegmentStream foram os finalistas. Esta é a segunda vez consecutiva que uma startup portuguesa vence, após a vitória da Intuitivo no ano passado.
Fundada por Bernardo Seixas, a Granter.ai utiliza IA para simplificar o acesso a financiamento público. A plataforma identifica as melhores oportunidades para cada empresa, redige candidaturas automaticamente e gere processos pós-aprovação. De acordo com Seixas, a Granter.ai já ajudou empresas a garantir mais de 2 milhões de euros em financiamento, reduzindo o tempo de candidatura de cerca de 50 horas para apenas duas em clientes como a Marinha Portuguesa e a Fundação Champalimaud.
A startup tem como objetivo democratizar o financiamento público e aumentar as taxas de sucesso em candidaturas complexas. A Granter.ai realizou programas piloto com o governo português e prevê oferecer a plataforma diretamente aos governos e à Comissão Europeia. A empresa já angariou 400.000 euros até à data e está atualmente a fechar uma ronda de financiamento de 1,5 milhões de euros, com mais da metade já garantida.