A LTPlabs, uma consultoria de gestão portuguesa que utiliza Inteligência Artificial (IA), revelou a primeira edição do seu programa de recrutamento SHAPERS. Com foco em estudantes de mestrado no último ano e profissionais no início da carreira com bons resultados académicos, a iniciativa visa formar especialistas capazes de unir IA e gestão empresarial. O programa representa um investimento de 500.000€ durante quatro meses.
O programa SHAPERS oferece 30 posições em funções incluindo Analista de Negócios, Cientista de Dados, Engenheiro de Dados, Engenheiro de Software e Engenheiro de ML. As candidaturas estão abertas até 30 de setembro e são acessíveis a estudantes motivados que estão a desenvolver dissertações focadas em negócios, bem como a profissionais já no mercado, independentemente da experiência prévia em consultoria de IA. Os participantes selecionados trabalharão em projetos reais desde o primeiro dia, combinando tecnologia, análise de dados, estratégia empresarial e resolução de problemas. “Procuramos indivíduos que consigam integrar perspetivas multidisciplinares, refletindo abordagens inovadoras aos desafios,” diz Inês Vasconcelos, Diretora de RH da LTPlabs.
O rigoroso processo de seleção inclui triagem de currículos, testes psicométricos, um estudo de caso e uma entrevista. A indução está agendada para outubro, com trabalho híbrido disponível em Lisboa ou no Porto. Os benefícios incluem um pacote salarial acima da média, mentoria, formação especializada em IA e desenvolvimento de competências alinhadas com o quadro de 2030 do Fórum Económico Mundial. O SHAPERS também serve como um acelerador de carreira: quase 95% da liderança da LTPlabs seguiu um caminho semelhante, com 60% a iniciar a sua carreira na empresa. Desde 2015, a LTPlabs tem aumentado a sua equipa em média 30% anualmente, executando projetos em mais de 40 países para grandes empresas portuguesas como Worten, Sonae MC, Galp, BPI e Unilever.