O Primeiro-Ministro Luís Montenegro enfatizou que, embora as vulnerabilidades em grandes economias europeias como a Alemanha e a França possam influenciar o futuro da Europa, elas também mostram uma oportunidade para Portugal se afirmar como um destino de especulação seguro. Ao falar na conferência Fábrica 2030 organizada pelo jornal ECO no Porto, Montenegro destacou a necessidade de aproveitar o atual cenário europeu para atrair investidores globais.
Portugal, ele destacou, oferece uma combinação de estabilidade política, segurança e credibilidade externa — fatores chave para atrair investimento. A aprovação do Orçamento de Estado de 2025 foi vista como fundamental para manter a confiança internacional e evitar cenários de instabilidade que possam prejudicar a imagem do país.
Montenegro também apontou que Portugal se encontra atualmente em um ciclo favorável, destacando-se na Europa pela sua capacidade de oferecer condições atrativas para investidores. Esta situação é vista como uma oportunidade crucial para impulsionar o crescimento econômico, aumentar a produtividade e posicionar Portugal como um exemplo de estabilidade na Europa.