O Porto estabeleceu-se como um centro dinamizador para empresas de inovação, com a afiliação ao Porto Tech Center na vanguarda da promoção de um ambiente dinâmico. A celebrar a sua 10ª comemoração, a afiliação tem desempenhado um papel fundamental na construção de uma comunidade que une empresas de tecnologia tanto nacionais como internacionais. Tornou-se um sinal para negócios globalizados que procuram estabelecer novas sedes no Porto, cimentando ainda mais a reputação da cidade como um hotspot para o desenvolvimento tecnológico.
Luís Silva, presidente do Porto Tech Center, destaca a oferta do Porto aos seus membros. Com uma riqueza de talento especializado proveniente das melhores universidades e redes, e de profissionais que demonstram grande flexibilidade e fiabilidade, o Porto tornou-se um destino de eleição para especialistas e empresas de tecnologia.
O que começou com um punhado de empresas como a Farfetch e a Basic Program agora se expandiu para incluir mais de 40 empresas de tecnologia, oferecendo cerca de 10,000 empregos. Trinta e sete por cento desses empregos são preenchidos por talento internacional. Ao longo dos anos, o Porto tornou-se uma área procurada, com espaços de escritório agora em alta demanda à medida que o ecossistema tecnológico da cidade continua a crescer.
Os esforços do governo local da cidade para criar um ambiente favorável à tecnologia têm sido fundamentais, e o Porto Tech Center destaca-se pela sua abordagem impulsionada por voluntários e pelo seu estatuto de organização sem fins lucrativos. A afiliação organizou uma notável conferência internacional anual e oferece vários programas educativos em software, programação e cibersegurança — ajudando a fornecer especialistas qualificados com diversas origens, fortalecendo o setor tecnológico.
A dinâmica comunidade tecnológica do Porto vai além das indústrias, com grupos de base como “Raparigas do Código” e “Caffeine Algorithm” a promover o desenvolvimento e a troca de conhecimentos. Estas comunidades desempenham um papel vital, embora frequentemente invisível, no fortalecimento do ecossistema tecnológico da cidade. Como parte das celebrações do aniversário do Porto Tech Hub, a organização planeia intensificar a visibilidade destas comunidades de base ao longo de 2025.
O ambiente acolhedor, um forte sentido de comunidade e uma força de trabalho experiente são componentes-chave para atrair empresas internacionais. Por exemplo, a empresa alemã Init decidiu estabelecer-se no Porto devido à sua sólida comunidade tecnológica e à disponibilidade de profissionais qualificados. Da mesma forma, empresas como a ISS têm encontrado sucesso no Porto, onde as principais universidades geram um fluxo contínuo de talento qualificado.
A crescente reputação do Porto como um centro tecnológico, juntamente com a sua notável qualidade de vida e custo de vida relativamente baixo, torna-o um destino atrativo para profissionais internacionais. À medida que o Porto Tech Hub continua a expandir a sua presença através de iniciativas como podcasts, encontros e muito mais, a cidade está pronta para continuar a ser um ator chave na paisagem tecnológica global.