A Oracle está supostamente a preparar-se para cortar entre 20.000 e 30.000 empregos em todo o mundo à medida que se dirige para a construção de data centres focados em IA, segundo um relatório do CIO que cita a TD Cowen. Esta mudança libertaria entre 8 a 10 mil milhões de dólares em fluxo de caixa e segue cerca de 10.000 cortes de emprego no final de 2025, incluindo reduções na sua unidade Cerner.
Os cargos ligados a data centres e unidades não essenciais deverão sentir o maior impacto. Os clientes também poderão notar mudanças, uma vez que Oracle pede a novos clientes que paguem 40% antecipadamente e explora modelos de “traga o seu próprio chip” para serviços de nuvem.
A empresa está supostamente a considerar vender a Cerner para reduzir custos enquanto financia a sua enorme infraestrutura de IA, que se prevê exigir 156 mil milhões de dólares. A Oracle pretende angariar entre 45 a 50 mil milhões de dólares em 2026 para capacidade adicional de nuvem. O escrutínio dos investidores aumentou em meio a uma dívida crescente e desafios legais sobre necessidades de financiamento não divulgadas relacionadas com a sua expansão em IA.