A Siemens convida os estudantes a enfrentarem desafios técnicos difíceis na energia e na transformação digital com o seu novo programa Accelerate NexGen. Estudantes em programas profissionais, licenciaturas e candidatos a mestrado em Portugal podem candidatar-se. Equipas de dois podem ganhar estágios remunerados com a duração de três a doze meses.
Este programa combina o antigo Accelerate Challenge e o Prémio Digital Generation da Siemens. O foco é abordar questões como a infraestrutura energética, cibersegurança, melhorias nas fábricas e tornar as indústrias mais sustentáveis. Os estagiários trabalharão em equipa com profissionais da Siemens, utilizando as ferramentas e software da empresa.
As candidaturas estão abertas até 28 de maio. Os finalistas apresentarão os seus projetos a um grupo de profissionais da indústria. Hélio Jesus, que lidera a área de tecnologia e inovação na Siemens Portugal, afirma que metade dos estagiários anteriores é contratada a tempo inteiro. Até mesmo alguns que não chegaram às finais conseguiram emprego na Siemens ou em empresas parceiras.
Neste momento, Siemens tem mais de 4.300 colaboradores em Portugal, sendo 22% com menos de 30 anos. Mantêm laços estreitos com universidades através de formações, workshops e estágios. O Accelerate NexGen demonstra como a Siemens está a ajudar a formar novos talentos tecnológicos e a preparar-se para o que está por vir no mercado de trabalho.