A IA está a criar oportunidades, mas as pessoas receiam perder os seus empregos. Patrícia Fonseca, diretora do Novobanco, afirma que é melhor requalificar as pessoas em vez de as substituir. Ela acredita que as pessoas continuam a ser muito importantes, especialmente para verificar as ferramentas de IA.
Nos últimos meses, 1.400 trabalhadores aprenderam competências digitais para poderem trabalhar com a IA de forma segura. Isto assegura que a IA é fácil de entender, justa e cumpre a lei. Dentro da empresa, a IA está a ajudar a facilitar tarefas aborrecidas, a tornar as coisas mais eficientes e a melhorar a segurança. Para os clientes, ferramentas de IA como o assistente mIA estão a melhorar o atendimento ao cliente, ao mesmo tempo que oferecem diferentes formas de contacto.
Fonseca afirma que a IA não é a única coisa que importa. É apenas uma forma de tornar as coisas melhores para os trabalhadores e clientes. Ela salienta que é importante encontrar um bom equilíbrio entre pessoas e tecnologia nas mudanças do banco.