Back

A Microsoft vai abrir o “Centro de Dados de IA Mais Poderoso do Mundo” em Wisconsin

A Microsoft revelou planos para um novo centro de dados de IA em Mount Pleasant, Wisconsin, chamando-o de o mais poderoso do mundo. Previsto para abrir no início de 2026, o centro Fairwater irá albergar centenas de milhares de GPUs da Nvidia—oferecendo uma potência de computação dez vezes superior aos melhores supercomputadores existentes, de acordo com a empresa.

O CEO Satya Nadella afirmou que o sistema integrado do centro irá escalar a computação de IA exponencialmente, utilizando arrefecimento líquido com zero água e fonte de energia 100% renovável. A Microsoft já investiu 3,3 mil milhões de dólares no Fairwater e comprometeu-se a investir mais 4 mil milhões nos próximos três anos para construir uma segunda instalação de escala semelhante, prevista para 2027.

O centro está a ser construído em terrenos uma vez destinados a uma mega-fábrica da Foxconn que nunca se concretizou. A Microsoft afirma que o Fairwater é um dos vários centros de IA de próxima geração que estão a ser construídos nos EUA e no exterior, acrescentando à sua rede de mais de 100 centros de dados ativos em todo o mundo.