Back

A Equipa Portuguesa RAID Fica em Segundo Lugar no Hackathon do Fundo Europeu de Defesa

A equipa portuguesa RAID alcançou o segundo lugar no hackathon do Fundo Europeu de Defesa (EDF), recebendo reconhecimento como uma das melhores soluções de inovação em defesa e espaço da Europa. A competição reuniu oito vencedores de hackathons nacionais, representando 471 participantes e 129 inovações de países como Itália, Alemanha, Espanha, Países Baixos, Roménia, República Checa, Polónia e Portugal.

O sistema de radar distribuído da RAID oferece uma rede de deteção de alvos aéreos de baixo custo e resistente, aplicando um conceito de “enjoo” aos nós de radar. Depois de vencer a fase de Lisboa do EUDIS Defence Hackathon, a equipa ganhou 5.000€ e a oportunidade de demonstrar a solução num ambiente do mundo real durante o ARTEx26, um exercício operacional do exército português, que este ano coincide com HEDI–OPEX 2026, o exercício de experimentação tecnológica da Agência Europeia de Defesa.

Membros da equipa — especialistas em aeroespacial, comunicações RF, mecatrónica e desenvolvimento de negócios — enfatizam que 2026 será crucial para garantir financiamento, parcerias e escalar a sua tecnologia. “Este reconhecimento reforça a nossa crença de que o nosso projeto tem um potencial real no ecossistema de inovação em defesa europeu,” disse João Lopes, fundador da RAID.