O Manufacturing Tech Summit 2025, realizado na Microsoft Portugal e promovido pela Muvu Technologies, reuniu mais de 100 profissionais da indústria e tecnologia para conversar sobre como as mudanças digitais, a IA e a competitividade estão a transformar a indústria portuguesa.
Para começar, o professor e consultor José Maria Pimentel deixou claro que as opiniões das pessoas ainda têm um grande peso, mesmo à medida que as coisas se tornam mais automatizadas. Depois, houve dois painéis. O primeiro, com a Esteve, Introsys e CTT, destacou que fazer as coisas digitais da forma certa não se trata apenas de gadgets – é necessário mudar a forma como se pensa, aprender novas coisas e planejar.
Os oradores enfatizaram a ideia de manter as coisas simples, saber o que esperar e garantir que as novas ideias realmente ajudem o negócio. O CTT falou sobre como passou de uma empresa de correios para uma moderna operação logística digital.
Duas breves apresentações apoiaram a ideia de colocar as pessoas em primeiro lugar quando se trata de novas ideias. Bruno Silva da MUVU lembrou a todos que a IA é o resultado de anos de trabalho, não uma solução rápida, e Bárbara Almeida da Microsoft mostrou como a IA pode ajudar a tornar as empresas mais competitivas, trabalhando com as pessoas, sem as substituir.
O segundo painel, com especialistas do PRODUTECH, INEGI e assuntos internacionais, analisou o que torna as indústrias da Europa fracas. Os oradores afirmaram que depender de matérias-primas importantes, políticas mundiais instáveis e perigos online são grandes riscos. Defenderam a autossuficiência na indústria, a colaboração e um plano mais ativo para a indústria. Notaram que desenvolver ideias novas e diferentes é super importante para ser competitivo a nível global.
O Summit terminou com a afirmação de que Portugal tem o talento e a situação para fortalecer a sua indústria. Mas, para chegar lá, empresas, escolas e parceiros tecnológicos precisam de trabalhar ainda melhor juntos. A Muvu Technologies também apresentou a próxima parte da sua plataforma RAILES MES, que combina IA com sistemas de gestão fabril. Pediram às empresas que se inscrevessem para demonstrações ao vivo.