Back

A satisfação no trabalho está em um nível historicamente baixo — A IA e o feedback podem ajudar

Um estudo recente da HP mostrou que menos de 40% dos trabalhadores sentem que são valorizados pelo que fazem. Apenas 20% disseram ter um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Os trabalhadores mais jovens desejam feedback mais rápido, por isso a HP Portugal passou de avaliações anuais para trimestrais. Eles também dizem aos gestores que devem dar feedback o tempo todo.

Pedro Coelho, que está responsável pela HP Portugal, disse que as empresas esperam mais dos trabalhadores, mas nem sempre lhes dão o que precisam para realizar o trabalho.

- A IA pode ajudar realizando algumas das tarefas monótonas. Isso permite que os trabalhadores se concentrem nas tarefas importantes, o que pode torná-los mais felizes e mais envolvidos.

- As coisas não verbais também são importantes. Irina Golovanova, que sabe muito sobre comunicação não verbal, diz que isso afeta a liderança e o quão felizes as pessoas estão no trabalho, mesmo que estejam a trabalhar remotamente.

- Os líderes devem observar como se comportam, como soam e como agem para ver se conseguem que a sua equipa os veja de uma forma melhor e faça um trabalho melhor.

O podcast Trinta e oito vírgula quatro fala sobre estas questões. Examina como o trabalho, a liderança e a tecnologia se juntam para tornar os trabalhadores mais felizes e melhores no que fazem.