O operador da rede elétrica da Espanha, Red Eléctrica, emitiu um aviso sobre potenciais faltas de eletricidade em todo o país após a deteção de “variações abruptas de tensão” em todo o país ao longo das últimas duas semanas.
O alerta surge após uma grande falha de eletricidade em Abril que deixou cerca de 60 milhões de pessoas em Espanha e Portugal sem eletricidade durante mais de dez horas.
A Rede Europeia de Operadores de Sistema de Transportes de Eletricidade (ENTSO-E)confirmou mais tarde que a falta de eletricidade foi desencadeada por sobretensão na rede, que ocorreu quando o sistema falhou em estabilizar após uma perda repentina de energia.
De acordo com a Red Eléctrica, as flutuações recentes podem prejudicar a estabilidade do fornecimento de energia se não forem implementadas ajustamentos técnicos.
A empresa solicitou a aprovação temporária de novos procedimentos operacionais que cobrem agendamento, restrições técnicas e controlo de tensão. Estas medidas durariam inicialmente 30 dias, com uma possível extensão de 15 dias.
As autoridades estão a exortar os cidadãos a estarem preparados para outro grande corte de energia.
Os especialistas recomendam que os lares mantenham um kit básico de emergência, incluindo água engarrafada, alimentos não perecíveis, lanternas, um kit de primeiros socorros, pilhas e carregadores externos.
A anterior chamada da UE para kits de preparação de 72 horas, feita antes da falha de abril, é mais uma vez citada como um exemplo de um bom planeamento de crise.