Back

Nova Política da IBM: Não Mais Trabalho Remoto, Mas Também Não Um 'Retorno ao Escritório'

A IBM está a fazer manchetes com uma nova política controversa que não obriga os colaboradores a regressar aos escritórios corporativos – mas limita significativamente o trabalho remoto. Em vez do típico mandato de 'retorno ao escritório', o gigante da tecnologia está a lançar uma iniciativa de 'retorno ao cliente', de acordo com um memorando reportado pelo The Register.

Sob a nova política, os colaboradores de vendas dos EUA devem agora passar pelo menos três dias por semana no local com os clientes – seja nos escritórios dos clientes ou em centros de vendas designados. Esta medida afeta aqueles ligados à IBM Enterprise, Horizon e sites de clientes estratégicos nos EUA.

Pontos Chave:

- Espera-se que os colaboradores a mais de 80 quilómetros do seu escritório atribuído se realojem, com a IBM a oferecer apoio à realocação.

- O pessoal de vendas digitais atualmente em Dallas será transferido para Austin até 2026.

- Esta iniciativa não se aplica a trabalhadores que atendem o Canadá, a América Latina, mercados federais ou a algumas outras unidades específicas.

- A IBM também informou recentemente os colaboradores de cloud nos EUA para reportarem a locais 'estratégicos' três dias por semana, com prazos até 1 de julho para cumprir e até 1 de outubro para as realocações.

A medida gerou críticas, com alguns colaboradores a verem-na como uma estratégia disfarçada de despedimentos, afetando desproporcionadamente trabalhadores mais velhos ou com mais anos de serviço que podem estar menos dispostos a se realocar. Isto surge no meio de relatos de que a IBM planeia despedir 9.000 colaboradores nos EUA em 2025, enquanto expande contratações na Índia.

Uma tendência mais ampla também está a trabalhar contra a abordagem da IBM. Um recente inquérito da Atlas Van Lines revelou que 58% das empresas enfrentaram colaboradores a recusarem ofertas de realocação, citando obrigações familiares, preocupações com habitação e dificuldades em vender as suas casas atuais.

A mudança da IBM reflete uma crescente tensão corporativa: como equilibrar a flexibilidade pós-pandemia com as exigências de interação presencial. Resta saber se o 'retorno ao cliente' se revelará mais bem-sucedido — ou mais disruptivo — do que os mandatos tradicionais de escritório.