Back

Primeiro Aeronave Portuguesa a Ser Produzida em Ponte de Sor até 2026

O LUS222, uma aeronave leve regional de 19 lugares, será a primeira aeronave totalmente desenvolvida e industrializada em Portugal. A produção terá lugar no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, com início em 2026. A linha de montagem deverá criar entre 150 e 300 empregos qualificados.

A Câmara Municipal de Ponte de Sor anunciou que a escritura dos direitos de superfície do terreno, onde a fábrica será construída, será assinada na quinta-feira. Isso marca um passo chave na criação da primeira linha de montagem de aeronaves de Portugal, que se concentrará no LUS222.

O LUS222 terá 19 lugares, capacidade de carga de 2.000 quilos e um alcance de 2.000 quilómetros. A engenharia da aeronave já está em curso em Évora. Segundo Miguel Braga do Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), um dos membros do consórcio, o projeto tem um investimento estimado de cerca de 100 milhões de euros.

A fábrica deverá cobrir uma área de 35.000 metros quadrados, com uma área coberta de 18.000 metros quadrados. Além da produção de aeronaves, a instalação incluirá também programas de formação para qualificar os trabalhadores para a indústria aeronáutica.

Este projeto faz parte da agenda mobilizadora Aero.Next Portugal, que inclui também o desenvolvimento do UAS ARX, uma aeronave não tripulada desenvolvida pela Tekever, a ser produzida no mesmo aeródromo.