A grande empresa de logística da Alemanha, Dachser, abriu um novo Hub Corporativo de TI no Porto. O hub está localizado num escritório de 750 metros quadrados no segundo andar do edifício Icon Douro, que fica perto da área do Nó de Francos e pertence à Ageas. Este é o segundo maior centro digital da Dachser no mundo, depois de sua sede em Kempten, na Alemanha. Outros centros estão na Espanha, França, Hong Kong e EUA.
O hub do Porto começou com 67 colaboradores de oito países diferentes e espera ter 90 colaboradores até ao final de 2025, com pelo menos 100 empregos planeados até 2026.
A equipa irá trabalhar em engenharia de software, desenvolvimento front-end e back-end, design de UI/UX, análise de dados, infraestrutura em nuvem, testes de qualidade e gestão de projetos.
Ralf Morawietz, Diretor de Informação da Dachser, disse: "Este novo Hub de TI ajuda-nos com o nosso plano global de digitalização.
A partir do Icon Douro, as nossas equipas criarão novas soluções para melhorar os serviços de logística e ajudar os nossos clientes a crescerem em todo o mundo."
Celestino Silva, Diretor Geral da Dachser para a Logística Europeia Ibéria, disse: "Esta mudança fortalece o papel de Portugal na nossa rede global e demonstra quão importante o Porto é como um centro tecnológico na Europa.
Estamos a ajudar a região a crescer economicamente e tecnologicamente."
A configuração do hub foi feita com a ajuda da Cushman & Wakefield, que alugou o último espaço de escritório disponível no edifício.
A Ageas também tem utilizado o edifício desde o verão de 2022. O edifício foi projetado pelo arquiteto Luís Pedro Silva e cobre mais de 22.000 metros quadrados com dois edifícios de escritórios e 168 apartamentos com serviços. Oferece serviços de topo, como salas de reuniões, um auditório, um restaurante e uma cafetaria. O projeto ganhou o prémio de "Melhor Edifício de Escritório" nos Prémios Nacionais de Imobiliário de 2023 e foi selecionado para o prémio "Edifício do Ano 2024" da ArchDaily.
A expansão da Dachser no Porto demonstra a crescente reputação da cidade como um centro tecnológico chave na Europa e mostra o compromisso contínuo da empresa em utilizar a inovação digital nas operações logísticas globais.