Matthew Prince, CEO da Cloudflare, advertiu na Web Summit 2025 que a inteligência artificial poderia consolidar dramaticamente os negócios, potencialmente deixando o mundo com apenas cinco grandes empresas. Ele prevê que os agentes de IA transformarão o modelo de negócio da Internet, impactando os meios de comunicação, criadores de conteúdo, pequenas empresas e marcas.
Prince traçou a evolução da Internet - da web aos motores de busca, redes sociais e dispositivos móveis - e notou que as alterações anteriores não disruptaram os modelos de negócio como a IA irá. "Estou realmente preocupado que no futuro haja apenas cinco empresas. E não estou apenas a falar de empresas de IA. Esta é uma força de consolidação", disse ele.
Usando uma referência do cartoon dos anos 60, The Jetsons, Prince comparou os agentes de IA a Rosie, a robô, alertando que o comércio impulsionado por agência poderia desintermediar as relações com os clientes. Ele também criticou o Google por aproveitar a sua posição dominante na busca para beneficiar o desenvolvimento da IA sem compensar os criadores de conteúdo.
Embora tenha evitado comentários específicos sobre Portugal — onde a Cloudflare emprega centenas — Prince já criticou anteriormente o aeroporto de Lisboa e os atrasos nos vistos. O seu alerta sublinha a urgência de considerar como a IA remodela a economia digital, a concorrência e a propriedade do conteúdo.