Back

Quadrante entra no mercado dos EUA com a aquisição da Right Analytics, visa negócios maiores

A consultoria de engenharia portuguesa Quadrante deu o seu primeiro passo nos EUA, adquirindo a Right Analytics, uma consultoria de sistemas de transmissão elétrica com sede em Los Angeles que serve clientes como o Google e grandes operadores de centros de dados. A aquisição ocorre após a expansão da Quadrante para Espanha em 2024, com a Meta Engineering, e segue-se ao estabelecimento da Quadrante US LLC em Outubro de 2025.

O fundador da Right Analytics, Saman Babei, juntou-se à Quadrante US como COO, e a unidade é liderada por Eduardo Llorente. O CEO Nuno Costa afirma que a aquisição apoia o foco estratégico da Quadrante em energia (transmissão e distribuição), centros de dados e serviços de engenharia, e prevê aquisições adicionais maiores nos EUA este ano.

A Right Analytics traz contratos ativos e clientes de Tier 1, incluindo a Autoridade de Energia de Nova Iorque, a Dominion Energy, a National Grid, a Southern California Edison, e projetos em andamento com o Google. Embora a sua faturação em 2025 tenha sido de $700,000, Costa projeta $3.5 milhões em 2026, com contratos de janeiro a totalizar $800,000.

Globalmente, a Quadrante opera em mais de 25 países, emprega cerca de 1,300 pessoas e apresentou €122 milhões em receita em 2025. Com a expansão nos EUA, espera-se que a receita alcance €160 milhões em 2026, com o número de colaboradores a crescer para 1,650. Projetos notáveis em Portugal incluem a linha do Metro do Porto, a gigafábrica de baterias de lítio em Sines, o Hospital Lisboa Este e o Centro de Arte Moderna Gulbenkian.

A Quadrante é 50.5% detida pelos fundadores (incluindo Costa) e 49.5% pela Henko Partners.