O Brasil e Portugal estão a avançar na colaboração em inteligência artificial e serviços digitais, após discussões no primeiro Diálogo Luso-Brasileiro sobre IA, realizado esta manhã em Lisboa.
O evento, organizado pela Embaixada do Brasil em parceria com a Fundação Itaú, reuniu o Secretário de Estado da Digitalização de Portugal, Bernardo Correia, e o Secretário de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital do Brasil, Henrique de Oliveira Miguel. Ambos os países reafirmaram o seu compromisso em partilhar conhecimentos, particularmente na modernização dos serviços públicos digitais, onde o Brasil já alcançou progressos significativos.
Bernardo Correia enfatizou o potencial para a cooperação entre nações de língua portuguesa na esfera digital, notando que um memorando de entendimento assinado em fevereiro em Brasília lançou as bases para esta colaboração. Após o painel, o secretário brasileiro convidou o oficial português a visitar Brasília para conhecer melhor as tecnologias de governança digital do Brasil, muitas desenvolvidas pela Serpro, a empresa estatal de TI.
De acordo com os funcionários brasileiros, a parceria visa incluir projetos conjuntos envolvendo governo, academia e o setor privado. Henrique de Oliveira Miguel destacou que a experiência do Brasil na construção de infraestrutura de e-government e na promoção da inclusão digital poderia ajudar a recém-lançada Agência de Reforma Tecnológica (ARTE) de Portugal, parte dos esforços mais amplos de modernização do governo.