Bernardo Correia, antigo Diretor de País na Google Portugal, está a entrar no serviço público como o novo Secretário de Estado para a Transição Digital. A sua nomeação coloca-o na vanguarda da estratégia de IA de Portugal e da agenda mais ampla de transformação digital sob o Ministério da Reforma do Estado.
A mudança de Correia segue-se a quase duas décadas na tecnologia, incluindo 16 anos na Google, onde ajudou a impulsionar o crescimento digital para empresas portuguesas. Nomeado chefe da Google Portugal em 2016, também esteve ativo na AmCham, liderando o seu Comitê de IA e Cibersegurança.
Agora, ele vai supervisionar a Agenda Nacional de IA, a Estratégia Digital Nacional, e a implementação da Amália, o primeiro modelo de linguagem grande de língua portuguesa de Portugal. Segundo a Google, o seu impacto no ecossistema digital de Portugal foi "inestimável", embora um substituto para o seu cargo na empresa ainda não tenha sido nomeado.
Correia toma posse oficialmente esta sexta-feira, transitando da Big Tech para o Big Government — com o futuro digital de uma nação sobre a sua mesa.