A Automattic — a empresa por trás do WordPress.com, WooCommerce, Tumblr e outras plataformas digitais importantes — dispensou 16% da sua força de trabalho global, afetando aproximadamente 281 funcionários em mais de 90 países.
A decisão, partilhada internamente via Slack e num post de blog pelo CEO Matt Mullenweg, faz parte de uma iniciativa de reestruturação mais ampla destinada a tornar a empresa 'mais ágil e responsiva' num cenário tecnológico em rápida evolução.
“Para apoiar os nossos clientes e produtos, precisamos melhorar a nossa produtividade, rentabilidade e capacidade de investimento,” escreveu Mullenweg.
As dispensas afetam múltiplas divisões, com cortes significativos na WooCommerce, Tumblr, Day One e nas equipas de IA da Automattic. Em alguns casos, como o Day One, a redução ultrapassou a média de 16% da empresa.
Os funcionários foram supostamente bloqueados de sistemas imediatamente após serem notificados, com pacotes de rescisão incluindo nove semanas de salário (mais em países com leis laborais mais rigorosas), juntamente com apoio para colocação de emprego.
Os cortes ocorrem após um ano desafiador para a Automattic, incluindo uma disputa pública com a WP Engine sobre o uso da marca “WP” e preocupações sobre contribuições para o projeto de código aberto WordPress.org. A empresa também cancelou o seu Grande Encontro de 2025, um retiro de longa data da empresa.
Apesar do revés, Mullenweg enfatizou um foco renovado na qualidade do produto, quebrando silos internos e garantindo sustentabilidade financeira:
“A Automattic tem múltiplos produtos com potencial para impactar o mundo... Estou confiante de que sairemos desta situação numa posição melhor.”
A medida destaca a crescente pressão sobre até empresas tecnológicas maduras para otimizar e adaptar-se a um ambiente cada vez mais competitivo e impulsionado pela IA.