Back

A Airbus Atlantic Portugal Insta Governo a Lançar Formação Profissional em Aeronáutica

A Airbus Atlantic Portugal está a alertar que a falta de formação profissional está a prejudicar gravemente o negócio da aeronáutica. Kevin Giraud, o novo diretor-geral da empresa, afirma que Portugal ainda não tem uma boa forma de proporcionar às pessoas as competências necessárias para construir aviões.

Giraud disse num evento da Câmara de Comércio Luso-Francesa que, embora as escolas de engenharia sejam boas, a indústria realmente precisa de formação para trabalho de produção real. “Construímos aviões todos os dias, mas não existe um percurso profissional em Portugal para a aeronáutica,” afirmou.

A empresa, que fabrica peças de fuselagem para o A320 e A350 em Santo Tirso e já tem mais de 450 trabalhadores, tem dificuldade em encontrar pessoas qualificadas. Giraud quer que o governo veja como fazem as coisas em França e em Marrocos, onde têm programas de formação para colocar as pessoas a trabalhar em fábricas.

Airbus Atlantic está a continuar a crescer em Portugal, aumentando as suas instalações em 30% e contratando cerca de 100 novas pessoas a cada ano. A nova área de produção deverá estar operacional até ao final de 2026.