Back

Consórcio de IA liderado pela Unbabel já garantiu 37 milhões de euros do PRR

O Centro para a IA Responsável, criado em 2022 e inicialmente liderado pela Unbabel, já recebeu 37,75 milhões de euros em subsídios não reembolsáveis do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR), de um total de 51,27 milhões de euros aprovados. Após a aquisição da Unbabel pela TransPerfect, baseada nos EUA, o consórcio nomeará um novo coordenador em setembro.

A iniciativa, envolvendo empresas como a Feedzai, Sword Health, Bial, Pestana, Sonae e VdA, juntamente com instituições como o Instituto Superior Técnico e a Fundação Champalimaud, tem como tarefa desenvolver 21 projetos de IA. Até agora, 20 foram concluídos, com um ainda indefinido. O consórcio também visa gerar 215 empregos altamente qualificados, mais de 217 milhões de euros em exportações e dezenas de novos graus de mestre e doutoramento.

Apesar das críticas sobre transparência e a saída da Unbabel, o Centro tornou-se uma ONG independente em maio de 2025 e planeia continuar além do financiamento da UE, com o seu próximo evento agendado para 25 de novembro na Fundação Champalimaud.