Treze grupos de estudantes de diferentes escolas em Portugal irão mostrar as suas novas aplicações móveis no Portugal Digital Summit, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro.
Isto faz parte do programa App Start Up, no âmbito da iniciativa Apps for Good, organizada pelo CDI Portugal. O programa ajuda jovens empreendedores a ligar-se a incubadoras, investidores e empresas para transformar ideias de sala de aula em projetos reais que ajudam a sociedade. Estas aplicações abordam questões importantes como a saúde mental, a proteção do ambiente, a cidadania, a educação, viagens ecológicas e o cuidado com animais.
João Baracho, o diretor executivo do CDI Portugal, disse, "O Portugal Digital Summit é uma oportunidade especial para os jovens mostrarem o seu talento e criatividade, e para se conectarem com a comunidade empreendedora e tecnológica do país."
Algumas das aplicações apresentadas incluem StaySafe, que ajuda com apoio emocional durante emergências; GreenHouseEffect, que envolve os jovens na luta contra as alterações climáticas; EnergySave, que incentiva o uso de energia solar; We Care!, que auxilia as pessoas com demência e suas famílias; e Zero Waste, que promove uma economia circular. Outras aplicações focam na ajuda a pessoas para se integrarem melhor, na sustentabilidade das viagens, no cuidado com animais e na gestão de escolas.
Durante o cimeira, os estudantes participarão em eventos de apresentação e encontros como Conectar com Pessoas, onde poderão conversar com especialistas em tecnologia sobre inovação digital, cibersegurança, diversidade na tecnologia e como será o futuro do trabalho.
O programa Apps for Good incentiva os estudantes a usar a tecnologia para tornar o mundo um lugar melhor. O CDI Portugal lidera esforços no país para apoiar a inclusão digital e incentivar a inovação liderada por jovens.