Back

Vodafone Portugal: “Um Ativo Muito Atraente” Em Meio à Inevitável Consolidação da Indústria

A celebrar 33 anos em Portugal, a Vodafone Portugal mantém uma posição de mercado forte que o seu CEO, Luís Lopes, descreve como tornando a empresa “um ativo muito atraente” em qualquer futura consolidação do setor das comunicações eletrónicas do país. Embora a consolidação a curto prazo seja improvável, Lopes acredita que é inevitável a longo prazo, notando que a própria Vodafone poderia agir como um potencial consolidante, relembrando a sua tentativa de aquisição da Nowo há dois anos, que foi bloqueada pela Autoridade da Concorrência.

O mercado tem estado sob pressão desde a entrada da Digi, um operador de telecomunicações romeno que oferece serviços fixos e móveis a baixo custo. Os operadores de telecomunicações europeus, incluindo a Vodafone, enfrentam quedas nas receitas - em Portugal, a receita de telecomunicações poderá cair até 5% este ano, segundo Lopes, impulsionada pela incerteza regulatória e políticas públicas.

Resiliência de Espectro e Rede

A Vodafone Portugal também levantou preocupações sobre os direitos de renovação de espectro que expiram em 2028, instando o governo a definir uma solução para evitar desencorajar investidores. Lopes indicou que a empresa está aberta a fazer compromissos - incluindo metas de cobertura e resiliência energética - enquanto idealmente renova o espectro sem condições restritivas.

Após o apagão de 28 de abril, a Vodafone iniciou um plano de investimento para melhorar a resiliência da rede, instalando baterias com oito horas de autonomia em locais-chave e posicionando geradores industriais em nós críticos em seus 1.500 locais de telecomunicações.

Desafios Passados e Cibersegurança

Refletindo sobre a sua história, Lopes também recordou o ciberataque em fevereiro de 2022, que desativou temporariamente a infraestrutura da Vodafone Portugal. Embora poucos detalhes sejam públicos, o CEO esclareceu que um ator externo foi o responsável, sem evidências de envolvimento estatal, e que questões internas identificadas na altura já foram resolvidas.

A forte posição de mercado da Vodafone Portugal, os investimentos em resiliência em curso e a experiência em enfrentar desafios colocam-na como um jogador-chave no setor de telecomunicações de Portugal, pronta para enfrentar o futuro da consolidação e transformação tecnológica.