A Junicoders, uma startup incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi reconhecida na primeira edição dos Prémios Women Shaping Tech, uma iniciativa da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC). O programa homenageia projetos impactantes que promovem a participação feminina nas áreas STEM.
A startup recebeu o prémio pelo seu programa de Educação Tecnológica Inclusiva para Crianças, que ensina programação, robótica e eletrónica a jovens aprendizes, promovendo a igualdade de género e incentivando as raparigas a explorar a tecnologia. Com o prémio de 10.000€, a Junicoders planeia expandir as suas iniciativas educativas e alcançar mais alunos em Portugal.
Criada por um grupo de engenheiros, a Junicoders desenvolve ferramentas de aprendizagem interativas, jogos online e cursos de robótica para crianças, além de kits de aprendizagem personalizáveis. A cerimónia de entrega dos prémios ocorreu a 8 de outubro durante o Congresso STEM Women Lisboa 2025, realizado no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.