O encerramento da fábrica da Tupperware em Montalvo, Constância, marca o fim de um capítulo de 45 anos, deixando 200 trabalhadores desempregados e a comunidade local preparando-se para uma recessão económica e social. Famílias inteiras, muitas das quais dependiam destes empregos, agora enfrentam futuros incertos.
Montalvo, uma aldeia com pouco mais de 1.200 residentes, tem dependido fortemente da fábrica desde 1980. Os negócios locais, como o café de Fernanda Valente, nas proximidades de Rio de Moinhos, já estão a sentir o impacto. "Quando os empregados da Tupperware vinham, paravam para um café ou uma cerveja. Agora isso acabou," partilhou ela com a SIC.
O encerramento resulta da falência da empresa mãe da Tupperware nos EUA, deixando a unidade portuguesa, que dependia completamente dela, incapaz de continuar as operações.
O Presidente da Câmara de Constância apelou ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e que sejam oferecidas medidas de apoio. À medida que a comunidade lida com as consequências, o futuro da economia de Montalvo permanece incerto.