A empresa de serviços digitais Stratesys espera fechar 2025 com um crescimento de 20%, com expectativas semelhantes para 2026. Em 2024, a Stratesys alcançou uma receita global de 130 milhões de euros, incluindo 4 milhões de euros em Portugal, onde as operações cresceram 30% e a força de trabalho atingiu 100 empregados. Até ao final de 2025, espera-se que o escritório de Lisboa empregue 120 funcionários, servindo mais de 100 clientes internacionais nos setores de finanças, retalho, indústria e bens de consumo.
A estratégia de crescimento da empresa enfatiza a inteligência artificial (IA) e a cibersegurança como motores-chave. Na cibersegurança, os clientes estão principalmente preocupados com a violação de dados, particularmente em setores sensíveis como saúde e banca. A Stratesys foca na formação de funcionários para reduzir a vulnerabilidade a ciberataques, enquanto utiliza IA para automatizar tarefas repetitivas, permitindo que os trabalhadores humanos se concentrem em atividades de maior valor acrescentado, como as relações com os clientes.
Em IA e dados, a Stratesys ajuda as empresas a personalizar serviços, melhorar a comunicação com os clientes e extrair insights acionáveis a partir dos dados existentes para otimizar a estratégia de mercado e a eficiência operacional. Segundo Tiago Lopes, Diretor da Stratesys Portugal, a IA permite que as empresas lidem com processos rotineiros de forma mais eficiente, ao mesmo tempo que melhora as interações centradas no ser humano com os clientes, reforçando a posição da empresa como um parceiro-chave para a transformação digital.