À medida que as vendas de veículos caem, obrigando os fabricantes a reduzir a produção, a Stellantis e a Mercedes-Benz estão a oferecer acordos de indemnização muito diferentes aos funcionários afetados pelos despedimentos.
Nos EUA, a Stellantis—o grupo automóvel franco-italiano-americano— Concordou em pagar até €64,000 ($72,000) mais seis meses de benefícios médicos para rescisões contratuais voluntárias. O acordo varia com base no tempo de serviço, com €47,000 oferecidos a funcionários com 1–15 anos de serviço, subindo ao máximo para aqueles com mais de 25 anos. As fábricas de Ohio e Illinois, que produzem a RAM 1500 e o Jeep Wrangler, estão sob particular escrutínio. A Stellantis despediu 33,000 trabalhadores em 2023 e mais 11,000 em 2024.
Entretanto, a Mercedes-Benz está a reduzir a sua dimensão na Europa como parte de uma estratégia para cortar €5 mil milhões em custos operacionais até 2027. Os pacotes de indemnização lá são dramaticamente mais elevados, com relatos de ofertas a atingirem até €500,000 para líderes de equipa veteranos. Um funcionário de 30 anos que ganha €6,000/mês poderia receber cerca de €100,000, enquanto trabalhadores de escritório com duas décadas de serviço estão a ser oferecidos €300,000 para sair.
Enquanto ambas as empresas enfrentam a mesma pressão—diminuição da procura—, estão a adotar abordagens financeiras muito diferentes na gestão das transições da sua força de trabalho.