Back

A Siemens vai adquirir a Dotmatics por $5,1 mil milhões para impulsionar o portfólio de software em Ciências da Vida

A Siemens AG anunciou a aquisição de $5,1 mil milhões da Dotmatics, uma empresa de programas de P&D com sede nos EUA, numa movimentação chave para expandir a sua impressão na divisão de Ciências da Vida. O negócio, confirmado a 2 de abril, verá a Siemens adquirir a Dotmatics da firma de capital privado Insight Partners.

A aquisição visa reforçar as capacidades do programa PLM (Gestão do Ciclo de Vida do Produto) alimentadas por IA da Siemens como parte da sua plataforma Xcelerator mais ampla. De acordo com o CEO da Siemens, Roland Busch, este passo posiciona a empresa deliberadamente como líder no espaço dos programas de Ciências da Vida.

“Ao garantir a Dotmatics, estamos a fortalecer deliberadamente a nossa posição em Ciências da Vida e a criar um portfólio de programas de PLM líder mundial alimentado por IA,” disse Busch.

Estratégia de Financiamento:

O negócio será financiado principalmente através de operações de ações em empresas da Siemens cotadas, incluindo a sua divisão de saúde Siemens Healthineers, da qual vendeu recentemente uma participação de $1,5 mil milhões.

Impacto Estratégico:

A Siemens vê as Ciências da Vida como um mercado de desenvolvimento crítico, possivelmente expandindo o seu mercado total endereçado em $11 mil milhões. A empresa prevê sinergias de receitas a médio prazo de $100 milhões por ano, aumentando para mais de $500 milhões anualmente a longo prazo.

A Dotmatics, com sede em Boston, Massachusetts, deverá gerar mais de $300 milhões em receitas em 2025, com uma margem EBITDA ajustada acima de 40%. Isto segue-se à recente aquisição de $10,6 mil milhões da Siemens da empresa de software de engenharia Altair, marcando um forte impulso para reforçar o seu portfólio de programas mecânicos e científicos.