Back

Santander Faz Parceria com OpenAI para Acelerar a Transição para um Banco “Nativo em IA”

O Banco Santander assinou um acordo estratégico com a OpenAI para incorporar inteligência artificial em todas as suas operações, com o objetivo de se tornar um banco “nativo em IA”. O responsável global por Dados e IA, Ricardo Martín Manjón, afirmou que a meta é entrelaçar a IA no DNA do banco, permitindo uma experiência do cliente mais personalizada, ágil e eficiente.

A parceria assenta em três pilares: integrar a IA em todas as áreas de negócios, expandir a presença do Santander em plataformas tecnológicas globais e construir um ecossistema de IA através de colaborações com a OpenAI, Microsoft, Amazon e startups especializadas.

As iniciativas de IA já geram mais de 200 milhões de euros em economias anuais, com copilotos de IA a gerirem 40% das interações no centro de contacto. Internamente, 15.000 colaboradores testaram o ChatGPT Enterprise, com planos de dobrar esse número até ao final do ano. Mais de 6.000 programadores utilizam ferramentas de IA, aumentando a produtividade em até 30%, e está previsto um treino obrigatório de IA para todas as novas contratações até 2026.

Do lado do cliente, o Santander irá aumentar o uso de agentes potenciados por IA nos próximos dois anos, mesmo com o setor bancário a enfrentar debates sobre a substituição do serviço humano.