A Salesforce, sob a liderança do CEO Marc Benioff, anunciou que não irá contratar engenheiros de software adicionais em 2025. Este movimento estratégico é o resultado direto de melhorias significativas na produtividade devido à inteligência artificial, notavelmente através da sua plataforma central de IA, Agentforce.
Benioff compartilhou estas informações durante uma conversa no podcast 20VC com Harry Stebbings, revelando que a Salesforce viu um aumento de 30% na produtividade da engenharia. O uso da tecnologia de IA acelerou imensamente as capacidades de engenharia da empresa, levando Benioff a afirmar que o Agentforce é agora a "única coisa que realmente importa" para a trajetória futura da Salesforce.
Enquanto as contratações de engenharia de software serão pausadas, a empresa planeja focar na expansão da sua equipe de vendas. Com um aumento da demanda para mostrar as capacidades da IA, a Salesforce pretende contratar de 1.000 a 2.000 vendedores adicionais num futuro próximo.
As declarações de Benioff destacam uma mudança mais profunda dentro da Salesforce, uma vez que ferramentas de IA como o Agentforce são esperadas para reduzir a necessidade de engenheiros de suporte. Assim, a Salesforce confiará mais em soluções automatizadas para otimizar as operações.
Este congelamento de contratações e a ênfase na IA ocorrem após uma série de reduções de pessoal nos últimos anos. Em 2023, a Salesforce demitiu 7.000 funcionários e fez cortes semelhantes em 2024. Esses movimentos foram atribuídos à sobre-expansão da empresa durante a pandemia, impulsionada pela demanda crescente por soluções de trabalho remoto.
À medida que 2025 se aproxima, a confiança da Salesforce na IA e na automação parece estar preparada para continuar a remodelar a sua força de trabalho, levantando questões sobre novos cortes de empregos e o impacto a longo prazo sobre os funcionários da empresa.