A operadora de energia portuguesa REN – Redes Energéticas Nacionais fortaleceu a sua presença no Chile ao adquirir a Transmisora de Energía Nacimiento (TENSA) por $71,4 milhões, expandindo a sua rede de transmissão no país para cerca de 280 km de linhas e cinco subestações.
A TENSA, anteriormente propriedade do grupo industrial chileno CMPC, opera 190 km de linhas de transmissão principalmente na região centro-sul. Estes ativos, inicialmente desenvolvidos para servir as unidades industriais da CMPC, foram maioritariamente reclassificados como ativos regulados para o período tarifário de 2024–2027.
Esta aquisição acrescenta-se ao portfólio da REN no Chile, onde já detém uma participação de 42,5% na Electrogas—que opera um gasoduto de 166 km—e é o único acionista da Transemel, a sua subsidiária focada na transmissão.
A REN descreveu a medida como alinhada com o seu plano estratégico de crescimento orgânico e seletivo no Chile, enfatizando a disciplina financeira, a rentabilidade e padrões de crédito de investimento.