Apenas algumas horas antes do seu debate televisionado com Pedro Nuno Santos, Secretário Geral do Partido Socialista, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro atualizou a sua declaração de interesses no Portal da Transparência de Portugal. A atualização revela sete novos clientes da Spinumviva, a empresa de consultoria familiar na qual detém uma participação, conforme reportado pelo Expresso.
Entre os novos clientes divulgados estão Rodáreas (Felgueiras-Lousada) e Rodáreas (Viseu)—subsidiárias do Grupo Joaquim Barros Rodrigues e Filhos, que contribuiu notavelmente para o faturamento recorde de €194,000 da Spinumviva em 2022. Montenegro afirma ter prestado serviços de consultoria em "reestruturação de empresas e planeamento estratégico" para ambas as entidades.
Os outros novos clientes declarados abrangem vários setores e incluem:
- Portugalenses Transportes, uma empresa de logística baseada em Vila Nova de Gaia (consultoria em gestão e planeamento),
- Beetsteel, uma empresa de metalurgia em Braga (consultoria em gestão de negócios),
- ITAU – Instituto Técnico de Alimentação Humana,
- Sogenave, uma empresa de distribuição para a indústria de abastecimento e hotelaria,
- INETUM Portugal, uma empresa de consultoria de TI,
- Grupel, SA, uma empresa de soluções energéticas com sede em Vagos.
Esta atualização acrescenta maior transparência aos compromissos profissionais passados do Primeiro-Ministro, particularmente relevante dado o escrutínio sobre os laços com o setor privado para os titulares de cargos públicos. O momento da divulgação, pouco antes de um debate político importante, também pode sinalizar um esforço para antecipar críticas políticas ou perguntas relacionadas a conflitos de interesse.