A POST77, uma nova empresa de drones baseada em Portugal, foi estabelecida por Pedro Sinogas, fundador da Tekever, e Django L’or, fundador do grupo LSIG. A startup está focada no desenvolvimento de drones de duplo uso de nova geração para operações militares avançadas e aplicações civis críticas, atendendo às necessidades urgentes das forças de segurança da NATO e aliadas.
O primeiro modelo de drone da empresa, o POST77 AETHON, é um drone VTOL modular de longo alcance com navegação autónoma alimentada por IA sem GPS, e a capacidade de operar em enxames.
Pode atingir velocidades superiores a 250 km/h com um alcance de até 1.750 km, ao mesmo tempo que oferece uma solução rentável em comparação com concorrentes internacionais.
Além disso, a POST77 está a introduzir o P77 Aegis Autonomy Suite, uma plataforma de IA escalável compatível com sistemas da NATO e ambientes de simulação.
Destinado a ser fácil de usar, permite que um único operador gerencie um grande número de drones. A empresa está atualmente a levantar uma ronda de investimento pré-seed com investidores portugueses e internacionais, incluindo Miguel Frasquilho, Ricardo Costa e Bernardo Blanco, para acelerar a industrialização e integração nas iniciativas de inovação da NATO.