Portugal Ventures, uma empresa de capital de risco sob o Banco Português de Fomento (BPF), lançou a segunda edição da Chamada Leiria Crescimento para fomentar o crescimento das empresas na região de Leiria. As candidaturas estão abertas até 12 de janeiro de 2025, com investimentos que variam de 250.000 € a 1,5 milhões de euros por projeto.
Pedro de Mello Breyner, membro executivo da Portugal Ventures, destaca o objetivo da iniciativa de capitalizar o potencial de inovação de Leiria. “Pretendemos investir em start-ups de setores como Digital & Tecnologia, Indústria & Tecnologia, Tecnologias da Saúde e Turismo,” explica.
A primeira edição atraiu 47 candidaturas que solicitavam 32,1 milhões de euros em financiamento. Os projetos focaram principalmente em Tecnologia Digital e Industrial, com investimentos iniciais já em preparação.
As empresas selecionadas receberão financiamento do Fundo de Capital de Risco "Região de Leiria Crescimento", parte do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Quem pode candidatar-se?
- Empresas em fase de semente, start-up, ou Série A-C.
- As empresas devem operar ou planear estabelecer-se na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).
- Os projetos devem ser inovadores, orientados para o crescimento e viáveis economicamente.
- Um Produto Mínimo Viável (MVP) ou evidência de mercado comprovada é necessária.
- Os candidatos devem cumprir normas financeiras, regulatórias e ambientais.
As candidaturas encerram a 12 de janeiro de 2025.