Back

A Contratação de Tecnologia em Portugal Desacelera à Medida que o Mercado de Emprego em TI Mundial Aquecer

Após dois trimestres consecutivos de recuperação, a contratação de tecnologia em Portugal está a desacelerar novamente. De acordo com o mais recente Experis Tech Talent Outlook, a perspetiva líquida de emprego para o Q3 de 2025 é de +19%—seis pontos abaixo do Q2 e um total de 17 pontos abaixo da média global de +36%. Enquanto 42% das empresas de tecnologia em Portugal planeiam contratar, 23% prevêem cortes e 34% esperam manter os atuais efetivos.

Isto coloca Portugal numa posição contracíclica em comparação com as tendências internacionais. “Os dados para os próximos três meses refletem um mercado de TI mais contido em Portugal, influenciado pelos efeitos da desaceleração económica e da incerteza global”, disse Nuno Ferro, Líder da Marca na Experis. Apesar da perspetiva de arrefecimento, a procura por talento especializado deverá manter-se estável à medida que as empresas continuam a adaptar-se à mudança tecnológica e à adoção de IA.

Globalmente, o setor de TI está em expansão. A perspetiva de contratações global para o terceiro trimestre subiu para +36%, com a Noruega (+60%), os EAU (+55%) e a Bélgica (+52%) a liderar. A região EMEA apresenta uma perspetiva de +31%, subindo cinco pontos em relação ao trimestre anterior. As razões para a contratação incluem crescimento da empresa (30%), avanços tecnológicos (26%) e novas exigências de competências (22%). Entre aqueles que estão a reduzir o pessoal, as principais razões incluem consolidação de funções (40%) e reestruturação interna (33%).