A Dachser inaugurou oficialmente o seu Corporate IT Hub Portugal no Porto a 20 de outubro, marcando um grande passo no objetivo da empresa de se tornar o provedor de logística mais integrado do mundo, enfatizou Stefan Hohm, Chief Development Officer.
O hub do Porto ocupa 750 metros quadrados no edifício ICON Douro e atualmente emprega 67 pessoas, com planos de crescer para 90 até ao final do ano e 120 num futuro próximo. É o segundo maior centro digital da Dachser em todo o mundo, depois de Kempten, na Alemanha, complementando outros hubs em França, Hong Kong, Estados Unidos e em breve na Espanha. Ao contrário de outras localizações construídas através de aquisições, o hub do Porto foi desenvolvido do zero, refletindo uma nova estratégia de hubs de TI corporativos independentes de localização que priorizam a colaboração e o fluxo de informação contínuo.
O Porto foi escolhido pela sua localização estratégica perto do aeroporto, acesso a talentos das universidades locais e um ambiente com forte proficiência em inglês. As nomeações de liderança também refletem uma mudança cultural: Isabel Monteiro, membro da equipa há uma década, foi escolhida pela sua alinhamento com os valores da Dachser e não apenas pela sua experiência técnica.
Desde o seu lançamento em novembro de 2024, o hub tem fomentado um forte espírito de equipa, transformando os funcionários numa “família” unida numa curta duração. Susana Pinto, responsável pelo Invest Porto, destacou a contribuição do hub para posicionar o Porto como um centro tecnológico europeu, fortalecendo o ecossistema local de inovação e impulsionando a economia da cidade.
A Dachser opera em Portugal desde 1999, com cerca de 200 funcionários, enquanto a nível global, a empresa emprega mais de 37.000 pessoas, incluindo 800 na sua sede em Kempten.